quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Páscoa na Malhada

Os dias de Carnaval já passaram e aproximam-se agora os meses quentes e de folia do Verão! Até lá temos a Páscoa, a festa da ressurreição de Cristo, cujo Domingo em 2008 corresponde a 23 de Março.

Esta é uma celebração especial para as nossas pessoas, acostumadas a tradições religiosas. Assim, na Comissão de Melhoramentos de Malhada e Casais tomámos a iniciativa de organizar um passeio em grupo até às nossas povoações, nos próximos dias 21, 22 e 23 de Março de 2008 - 6a feira até Domingo.

A excursão partirá do largo do Martim Moniz em Lisboa às 7h00 de 6a feira (feriado), seguindo pela auto-estrada A1 até Pombal, dirigindo-se depois por Pedrógão Grande, Álvares, Carvalhal e Colmeal. A chegada à Malhada está prevista para as 12h.
No Sábado dia 22, planeamos uma visita ao Colmeal para participar na mostra / venda de produtos regionais, um evento novo na nossa freguesia e que esperamos venha a ter continuidade. Pode saber mais sobre esta feira aqui.
O regresso da comitiva será no Domingo às 15h, com chegada a Lisboa cerca das 20h.

Para se associar à nossa festa viajante, deverá contactar com a maior brevidade um dos seguintes elementos da CMMC:
  • António Santos - 21 210 66 06 ou 96 840 31 40
  • António Marques - 21 387 23 39 ou 96 284 79 79
  • Carlos Manuel - 93 234 03 49
Ajude-nos igualmente, informando amigos das nossas aldeias que desconheçam a realização desta viagem. Todos gostaríamos de encontrar uma multidão nesta época do ano, de visita à serra.

Aproveite o fim-de-semana longo e venha desfrutar do início da Primavera à Malhada e Casais!

Saudações Malhadenses!

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde

No fim-de-semana da Páscoa, a UPFC, que para o efeito espera contar com a colaboração de todas as associações regionalistas da Freguesia, irá efectuar (Sexta ou Sábado), uma pequena mostra e venda de artesanato e produtos regionais no Colmeal (queijos, mel, produtos de tecelagem, miniaturas em xisto, produtos da agricultura etc.).
Esta iniciativa que pretende ser a primeira de muitas outras, a realizar sobretudo nas épocas em que muitos naturais e amigos das aldeias da Freguesia visitam a sua terra, visa dar a conhecer os produtos que ainda são produzidos pelas pessoas que ali habitam e possibilitar o desenvolvimento de um mercado potencial, que ajude ao escoamento desses produtos.

Penso que a UPFC irá contactar convosco sobre este acontecimento, caso ainda o não tenha feito. De qualquer das formas este é mais um prextto para a união do esforço de todos nós na luta contra a desertificação.

A prova de que o esforço conjunto vale a pena é o facto da Junta estar hoje a receber anualmente cerca de 35 mil euros do Parque Eólico da Pampilhosa da Serra, que esperamos seja bem aplicado em prol das nossas aldeias e cujo impulso foi dado pela actuação conjunta da maioria das associações regionalista da Freguesia, quando a CM de Góis e a JFC já estavam convencidas de que nada haveria a fazer, dando como adquirido que o Colmeal não teria direito a quaisquer receitas, uma vez que o parque se situava no Concelho da Pampilhosa da Serra.

António Duarte - Soito

Anónimo disse...

Permitam-me que repita aqui o comentário que acabei de fazer no BLOG da UPFC, a propósito da mostra de artesanato a levar a cabo no Colmeal, no fim-de-semana da Páscoa, pedidndo-vos, também a divulgação deste acontecimento junto dos vossos asscociados.

"Estou certo de que à semelhança das realizações anteriores da UPFC este será um acontecimento de sucesso, que pela sua inovação irá levar ao Colmeal um grande número de pessoas, que para além dos produtos que naturalmente irão adquirir, tem oportunidade de saber o que ainda se produz e quem produz, para poder adquirir os produtos noutras ocasiões que ali se desloquem.
Será também uma surpresa para todos os que ali se deslocarem, mesmo os que habitam permanentemente na Freguesia, verificar que ainda ali existem muitas coisas boas e bonitas feitas com esforço, carinho, habilidade e imaginação.
O artesanato e os produtos genuínos não podem contudo ser vendidos a preços das lojas chinesas, por isso será bom que as pessoas pensem nisso, afim de não fazerem comparações injustas. Se é bom comprar o que é português porque estamos a criar riqueza no nosso país, ainda é melhor comprar o que é da nossa zona, porque estamos a ajudar a preservar a vida nas nossas terras.
É que, como eu costumo dizer se Góis é interior, a Freguesia do Colmeal é o interior do interior e por isso merece ainda mais a nossa atenção.
Por isso, ao oferecer aos familiares e amigos prendas provenientes do Colmeal, tem a vantagem de oferecer produtos úteis de qualidade e de dar um contributo para o desenvolvimento da sua terra.
Apelo pois a todas as colectividades da Freguesia para se associarem a este e outros eventos idênticos que por certo se seguirão, incentivando os seus associados para irem passar a Páscoa à sua aldeia e aproveitarem esta oportunidade para viver algo de inédito acontecer na nossa Freguesia. É também importante que a aquisição dos produtos, se faça com alguma regularidade ao longo do ano e não apenas nestas mini feiras.
Penso que esta iniciativa deveria também envolver as Freguesias serranas vizinhas, não só pela participação dos seus artesãos, mas também das pessoas que por lá estarão nesta época (sobretudo Cadafaz e Cepos)"

António Duarte - CM SOITO

Anónimo disse...

É já no próximo dia 22 deste mês (sábado) que os nossos artesãos e produtores irão apresentar os seus produtos numa mostra/venda que se prevê animada e bastante concorrida.
Pretende-se que esta realização seja alargada a artesãos e produtores de outras freguesias limítrofes para uma maior possibilidade de escolha e uma maior procura/divulgação entre os visitantes.
Não temos pretensões a rivalizar com outras organizações idênticas (temos noção da nossa dimensão), mas tão simplesmente dar um primeiro passo para a promoção do trabalho e divulgação de artigos produzidos localmente, que sabemos de antemão, são do agrado geral.
Como já referimos anteriormente, a sua presença é muito importante para a dinamização e encorajamento dos artesãos. Se houver procura e escoamento para os seus produtos, certamente se sentirão incentivados a produzir mais e a manterem-se na freguesia. De outro modo, poderão seguir o caminho de muitos outros e procurar refazer as suas vidas noutras paragens.
Com a sua presença e o seu interesse nos produtos e artigos que vão estar à sua disposição, poderá estar, de uma maneira tão simples, a ajudar a combater a desertificação das nossas aldeias e do nosso concelho.
Venha! Porque a sua presença é muito importante

Ver BLOG do Colmeal

Anónimo disse...

À Semelhança da Quinta de Belide onde infelizmente já não mora ninguém, também Carrimá é todos os anos esquecida.

Um filho da terra