domingo, 27 de janeiro de 2008

O Bodo

Quem esteve presente no Colmeal no passado Domingo irá certamente recordá-lo como um belo dia. Além da festa preparada pela população da Malhada e Casais, fomos ainda brindados com um sol radiante e caloroso.

As celebrações iniciaram-se cerca das 10h com a missa na igreja do Colmeal, seguida de uma procissão pelas ruas da vila até ao Largo D. Josefa. Após a bênção do Bodo, deu-se início ao banquete e à distribuição de alimentos por toda a população.
À mesa estiveram diversos petiscos como chouriços, farinheiras, figos, fruta, pão e até alguns doces, devidamente acompanhados por vinho e sumos.

Qualquer festa que se preze tem música, e a nossa contou novamente com os acordeões e as vozes dos Malhadenses, entoando cantigas tradicionais das Beiras (e não só!). Estas sonoridades são uma importante parte da nossa cultura e imagem de marca, e nas quais temos orgulho.

E porque há imagens que valem por mil palavras, veja agora uma parte daquilo que foi o Bodo de 2008, oferecido pela Malhada e Casais.

O cortejo pelas ruas do Colmeal antes da distribuição do Bodo


Transporte do andor por oriundos da Malhada e Casais


As pessoas da nossa terra acreditam!


Um belo sol de Janeiro foi o pano de fundo neste regresso às nossas aldeias


A Malhada e Casais distribuiu os seus presentes no Bodo do Domingo 20 de Janeiro de 2008



Uma multidão acorreu ao Colmeal para participar e receber o Bodo



Os artistas da festa!


António Santos da CMMC e Carlos Jesus do Grupo de Amigos do Sobral, Saião e Salgado: o associativismo regionalista em debate

Agradecemos a todos aqueles que se deslocaram ao Colmeal e participaram no Bodo de 2008 organizado pela Malhada e Casais, em especial às muitas pessoas das diversas povoações da freguesia que nos acompanharam e fizeram delas a nossa festa.

No próximo ano a oferta do Bodo cabe à povoação da Aldeia Velha. Marcamos então novo encontro para Janeiro de 2009, no mesmo sítio e à mesma hora e com muito mais pessoas!

Saudações Malhadenses!

2 comentários:

Anónimo disse...

Foi de facto uma festa animada para todos os que ali se deslocaram, onde me incluo e o tempo de facto também ajudou muito.
O BODO continua a ser o elo mais forte entre as gentes da Freguesia do Colmeal, por isso é fundamental manter esta tradição, o que vem sendo cada vez mais difícil, dada a desertificação da Freguesia.
Parabéns pela animação proporcionada, permitindo-me aqui destacar, quanto a este aspecto, o Álvaro de Almeida e respectiva família.

António Duarte

Anónimo disse...

Excelente convivio e um dia bem passado!