quinta-feira, 4 de março de 2010

Rumo a uma nova década

A Casa do Concelho de Góis em Lisboa recebeu no passado Sábado mais uma Assembleia Geral da Comissão de Melhoramentos de Malhada e Casais (CMMC). Em anos anteriores esta reunião realizou-se na Casa da Comarca de Arganil, e ao Domingo, mas o espaço encontra-se actualmente indisponível.

Início dos trabalhos da Assembleia Geral de 2010

Juntaram-se a nós várias dezenas de sócios, mais que em 2009, mas apesar disso gostaríamos de receber ainda mais. As nossas Assembleias Gerais são verdadeiros espaços de debate, onde ouvimos um grande número de opiniões sobre o desenvolvimento das nossas aldeias. O caminho que seguiremos no futuro será tanto melhor quanto maior for a participação e envolvimento das pessoas.

A espaçosa sala da Casa do Concelho de Góis em Lisboa, poderia ter recebido mais sócios da nossa colectividade

Conforme planeado, foi analisado o exercício da CMMC de 2009, descrito no nosso Relatório e Contas.
No âmbito cultural apresentámos a realização dos encontros e eventos, em Lisboa, na Malhada e este ano também em Fátima, os quais são frequentemente anunciados aqui, no nosso espaço na Internet.
Nas nossas aldeias foram também efectuados alguns melhoramentos em espaços públicos, os quais merecem ainda atenção da nossa associação. Realizámos limpeza de estradas, melhorias em acessibilidades locais, e prosseguimos com os trabalhos de instalação de bocas de incêndio na Malhada, em Carrimá e na Foz-da-Cova.
No aspecto económico, foi aprovado o balanço das contas da nossa actividade em 2009, que apresentou um saldo positivo importante.

A lista de trabalhos previa ainda a realização de eleições, para definir os órgãos gerentes para 2010. A única lista apresentada a votos foi aprovada por maioria. A CMMC tem agora a seguinte constituição:

Clique na lista para ver uma ampliação


Votação para os novos órgãos gerentes da CMMC em 2010

Na nova lista destacam-se algumas alterações, em particular na Direcção, com a entrada de novos elementos, alguns dos quais amigos de longa data. A Presidência é agora assumida por Nuno Santos, o mais jovem de sempre a ocupar esta posição na CMMC.
António dos Santos Martins, que transita para a delegação na Malhada, recebeu da Assembleia um louvor pelo seu desempenho na Direcção da CMMC. Desde 1992, exerceu por 8 vezes a função de Presidente e por 11 vezes a de Vice-Presidente. Muito do trabalho realizado pela nossa associação ao longo destes anos, deve-se ao seu esforço regionalista.

Nuno Santos toma posse da Presidência da Direcção da CMMC em 2010, depois das funções de Vice-Presidente (2007-2009) e Vogal (2000 a 2006)

A nova equipa compromete-se a prosseguir a valorização da Malhada e Casais, conforme vem sendo feito ao longo de gerações.
Para 2010 prevemos:
  • Continuar o projecto de requalificação da Escola da Malhada
  • Proceder à reparação do lavadouro
  • Construir um forno e churrasqueira públicos
  • Concluir a instalação de bocas de incêndio em Carrimá e na Foz da Cova
  • Alcatroamento de estradas na Malhada, da Capela de S. José à Capela de N. Sra. de Fátima. O troço Malhada-Soito já foi aprovado em Assembleia Municipal e será repavimentado em momento oportuno.
  • Revisão dos estatutos da CMMC, que datam de 1963

Além do trabalho que nos propomos realizar, teremos também as tradicionais actividades de convívio dos Malhadenses e amigos:
  • Excursão na Páscoa a 2, 3 e 4 de Abril
  • Pic-Nic no Monsanto em Lisboa a 13 de Junho
  • Festejos anuais em Agosto na Malhada a 10, 11 e 12 de Agosto
  • Excursão pelos Santos em Novembro
  • Almoço do 57º Aniversário da colectividade

Momento para ouvir e esclarecer os nossos sócios

A Assembleia teve ainda um espaço de debate, sobre assuntos de carácter associativo e regionalista. Vários sócios usaram a sua palavra, e receberam o respectivo comentário e esclarecimento por parte da Assembleia e membros da CMMC.

Agora que está dado o tiro de partida, contamos consigo, amigo Malhadense, do nosso lado.

Até breve,

Saudações Malhadenses!

---------------------------------------------------------------------------

Para conhecer as novidades da Malhada e Casais em primeira mão, envie um e-mail em branco com o assunto "notícias" para malhadaecasais@gmail.com . Sempre que for publicada uma nova mensagem, receberá a informação por e-mail.

2 comentários:

Anónimo disse...

Viva a Malhada e Casais, Viva a Comissão de Melhoramentos, A união faz a força.

Nuno Santos disse...

A Malhada tem uma Comissao de Melhoramentos gerida por uma Direcçao com pessoas capazes de fazer mais e melhor em prol da causa do Regionalismo, em prol da Malhada e Casais...
É verdade que nem sempre e facil conseguirmos atingir os nossos objectivos,até porque os recursos financeiros da Comissao são precarios, dependemos muitas vezes das autarquias locais.......mas com firmeza, humildade e determinação vamos concerteza atingir os objectivos a que nos propomos.
A Malhada e Casais podem contar comnosco.
Saudacoes Malhadenses.
Pl´A Direccao