domingo, 26 de abril de 2009

CMMC v.2009

De acordo com o planeado, no passado Domingo, 19 de Abril de 2009, realizou-se a Assembleia Geral da Comissão de Melhoramentos de Malhada e Casais.
O número de associados presentes foi ligeiramente superior comparativamente ao ano anterior. Naturalmente, na CMMC continuaremos a trabalhar e acreditamos que cativaremos cada vez mais pessoas. Para os próximos anos prevemos que se torne difícil encontrar um lugar vago na nossa sala de reunião!


A Direcção da nossa colectividade apresentou um resumo da sua actividade no ano transacto, onde no aspecto cultural se destacam as excursões às nossas aldeias, os almoços de convívio e as festas de Verão na Malhada e Casais, com os quais procurámos juntar as nossas famílias e amigos em agradáveis convívios. Reunimos centenas de pessoas e consideramos as nossas iniciativas um sucesso.
Em 2008 a CMMC procedeu também a obras de beneficiação da casa de convívio na Malhada, com o restauro do interior e renovação da pintura exterior. Concluímos a instalação das bocas de incêndio na Malhada e estamos agora melhor preparados para enfrentar incêndios florestais.

Num espírito construtivo, a nossa assembleia geral seguiu para um momento de debate sobre diversos assuntos:

  • Projecto de recuperação da escola da Malhada para um local de alojamento,
  • Apresentação e discussão do relatório de contas de 2008, aprovado por unanimidade,
  • Regularização do pagamento de quotas de sócios em atraso,
  • Aprovação de louvores a diversas entidades,
  • Revisão dos estatutos da CMMC, datados de 1963, para breve,
  • Aprovação do aumento das quotas de sócio de 5€ para 7,50€,
  • Actuação da CMMC no movimento regionalista.

A nova estrutura dirigente da CMMC, numa única lista a votação, foi eleita por unanimidade. Como seria de esperar, verifica-se a continuidade da maioria das pessoas:

Assembleia Geral



Presidente
Rui de Jesus Alves
1º Secretário
Aldina Ramos Nunes
2º Secretário
Fernando Marques das Neves
Suplentes
Maria Alice Ramos Nunes


Alice dos Santos Alves


Fernando Almeida Santos






Direcção



Presidente
António dos Santos Martins
Vice-Presidente
Nuno Miguel Neves dos Santos
1º Secretário
António dos Santos
2º Secretário
Carlos Manuel Casimiro de Almeida
Tesoureiro
Vítor Manuel Marques Olivença
Vogais
Luciano dos Santos Duarte


António Marques das Neves


Acácio Nunes


José Ramos Almeida Neves


André Filipe de Olivença Almeida






Concelho Fiscal



Presidente
Pedro Miguel Casimiro de Almeida
Secretário
Anabela Vicente Lopes Pereira
Relator
Álvaro Santos Almeida
Suplentes
Fernando Santos


Rui André dos Santos Alves






Delegação na Malhada



Presidente
António de Olivença Martins
Secretários
Abílio Barata Olivença


Manuel Martins dos Santos


Acácio Nunes Correia


João Casimiro Vicente


Lurdes Vicente Casimiro



Para 2009, a CMMC compromete-se com os seguintes projectos:

  • Colocação de bocas de incêndio em Carrimá e Foz da Cova, à semelhança do que já foi feito na Malhada,
  • Reparação do lavadouro,
  • Estudar a possibilidade de transformar a escola da Malhada num alojamento para turismo rural. Está em curso a apresentação de um projecto que irá concorrer a apoios externos,
  • Discutir perante as autarquias locais o alcatroamento da estrada Malhada - Soito, Malhada Pedra - Escola, Capela de S. José - Capela de N.ª S.ª de Fátima.
  • Realização de encontros: - excursão à Malhada por ocasião da Páscoa (já realizada em 2009), - o tradicional Picnic a realizar no 28 de Junho no parque de Monsanto em Lisboa, - excursão de Verão a zona de praias, - festejos anuais de 8 a 11 de Agosto na Malhada, - excursão à Malhada nos Santos em Novembro, - almoço de aniversário da Malhada em finais de Novembro.
Até breve,

Saudações Malhadenses!

12 comentários:

Anónimo disse...

Vamos ver. A colocação de um novo tapete nas estradas já era uma promessa para 2008 e até agora nada feito.
Quanto à escola há que avaliar se o projecto é rentável, porque os apoios externos, a serem conseguidos, cobrirão apenas uma pequena parte do investimento.

gbaeta disse...

Todos os projectos sao viaveis e rentaveis,mas para isso e preciso muito empenho, trabalho e dedicacao.se assim for...tudo e possivel.e algumas destas obras sao muito urgentes(estrada para o soito esta pouco menos que intransitavel) por isso e precionar os candidatos a camara (estamos em ano de eleiçoes) Saudaçoes Malhadenses. GBaeta

Anónimo disse...

Creio que todos os Malhadenses, gostariam de ver a estrada alcatroada e todas as suas ruas.
Este deve ser o vosso primeiro empenho e que está ultrapassado no tempo, pois sem boas estradas não há desenvolvimento é básico, a Malhada vai esperando o povo não... por isso unan esforços e a ver se em Novembro pelos Santos já tem a estrada alcatroada...é isso mesmo, é ano de eleições...embora o número de eleitores da Malhada não tenha peso sempre pode ser uma ajuda...
Já agora um conselho, quando adjudicarem a obra para alcatroaraem as ruas da Malhada, não se esqueçam de pedir primeiro um plano de como irá ficar e se todas as correntes pluviais são bem destribuidas.

Os maiores sucessos e apresentem obras...a par com os passeios:)

Anónimo disse...

Ora muito bem hoje é a primeira vez que aqui escrevo.É um prazer ver que a malhada e casais tem um blog bem como outras terrasda freguesia.
No entanto gostaria de dizer que além de a estrada ser alcatroada o que é necessário outra das obras que a malhada merecia é que algumas das ruas sejam desimpedidas pois são passagens publicas como é o caso do beco do passadiço, mas devido ao desmorenamento das paredes das casas não se pode ali passar... quer dizer poder pode mas estamos sujeitos a levar com uma pedra na cabeça, ou escorregar e partir uma perna e como todos sabemos os residentes da malhada não tem 20, 30 ou 40 anos.

Um abraço
Os melhores sucessos.

Anónimo disse...

estou um pouco desiludido...do progama eleitoral pouco ou nada foi cumprido.Nas festas de verao houve problemas entre dirigentes...excursao pelos Santos.mais uma tradiçao que se esta a matar...na minha modesta opiniao alguns directores demonstram cansaço e acima de tudo saturaçao.o que nao e bom sinal...Mas viva a Malhada e Casais e a certeza de um futuro melhor para a CMMC.Saudaçoes Malhadenses

Anónimo disse...

Estou completamente de acordo com o último comentário, quase nada do que foi prometido foi cumprido até ao momento, fazem um almoço a mais de 100 km de Lisboa em pleno Inverno e com custos elevados, cujo sucesso é muito duvidoso.
Julgo por isso que está no momento da renovação de pessoas e mentalidades.É que nos últimos anos há "muita parra e pouca uva".
Viva a Malhada e Casais.

CMMC disse...

Caros amigos, obrigado pelos vossos comentários.

Recordamo-vos que em algumas matérias como p.ex. a reabilitação da escola e o alcatroamento de estradas, a nossa CMMC necessita do apoio das autarquias e outras instituições, e foi esse trabalho de equipa que ao longo do ano procurámos fazer.
Os resultados não são imediatos como podem calcular, e adicionalmente 2009 foi ano de eleições autárquicas que trouxeram novos líderes à JF Colmeal e à CM Góis, os quais irão agora por em prática as ideias que têm para a freguesia e para o concelho.

A excursão dos Santos a ser realizada em 2009, seria apenas de 2 dias - Sábado e Domingo (31/10 e 1/11 de 2009), uma vez que o feriado de 1 de Novembro coincidiu com o fim-de-semana. Em anos anteriores aproveitámos a proximidade do feriado para realizar excursões de 3 e 4 dias, p.ex.
Uma vez que nos nossos eventos procuramos sempre reunir o maior número de pessoas e que estas fiquem satisfeitas, e dada a proximidade com o nosso aniversário a 25 de Novembro de 2009, pensámos realizar a excursão em simultâneo com o nosso almoço de aniversário na Malhada. O feriado de 1 de Dezembro de 2009 - 3a feira, iria permitir a muitas pessoas um fim-de-semana longo de 4 dias, Sábado a 3a feira.
Por dificuldades logísticas na Malhada, nomeadamente a escolha de um restaurante para fazer o serviço e o aluguer de uma tenda para albergar os visitantes a custos razoáveis, não conseguimos concretizar a nossa ideia.

Em alternativa, este ano procurámos variar a nossa celebração. As pessoas que frequentemente marcam presença no almoço de aniversário, recordam-se que desde há alguns anos este decorria no restaurante Stadium, na Cidade Universitária em Lisboa.
A nossa criatividade este ano produziu o programa que é conhecido, com uma excursão a Fátima, o qual será do agrado de uns e desagrado de outros. O preço que pedimos às pessoas é essencialmente o necessário para responder aos custos do restaurante e do transporte.

Na CMMC trabalhamos de forma voluntária para levar às pessoas o sabor das suas aldeias de origem. Trabalhamos com a confiança que nos foi depositada pelos nossos sócios, numa votação anual para eleição dos nossos dirigentes.
As estradas que percorremos nem sempre são a direito, e requerem esforço e dedicação para que se alcance o destino. Escutamos aquilo que o "mundo" nos diz e procuramos avançar de forma sustentável, sem quebrar a ligação com o passado, conforme sugeriu, vivendo o presente, e claro, projectando um futuro melhor.

Saudações Malhadenses!

Nuno Santos disse...

Ora muito boa tarde,

Sendo eu Nuno Miguel Neves dos Santos, Dirigente da colectividade e acompanhando eu(desde que me lembro de ser gente) sendo ou não elemento da CMMC, acompanhei as diversas Direcções e o trabalho desenvolvido, fico muito triste e desiludido com os comentários que recebemos, ainda para mais anónimos.

Em segundo lugar acho que o nosso secretário respondeu e bem as questões colocadas, limito-me a acrescentar que sim é verdade que existiram alguns problemas, mas foram resolvidos em reunião de Direcção, entre 4 paredes, que é o local apropriado para o efeito..
Estamos abertos a criticas, mas desde que sejam construtivas, apresentem a critica e arranjem a solução...as criticas ainda nos dão mais força.

Em terceiro lugar quero relembrar que as Assembleias Gerais servem para estar ao lado da colectividade, saber os seus problemas e apresentar ideias, além disso serve para eleger os corpos gerentes, em 2010 não vai ser excepção, apresentem ideias, se realmente querem ajudar apresentem uma lista, ou então falem connosco, há sempre mais um lugar para quem quer trabalhar em prol de um bem que é de todos, sem receber um único cêntimo.

Nós fazemos tudo e de tudo pelo melhor, sabemos que existem várias opiniões, nem todos podemos pensar da mesma forma, mas acima de tudo temos que respeitar as opiniões...

Com os melhores cumprimentos, saudações Malhadenses,

Nuno Santos

Anónimo disse...

Perdão!
Para alcatroar a estrada a Comissão não precisa do apoio da autarquia,precsisa apenas de chamar a atenção para a sua premência, uma vez que a obra é da inteira responsabilidade da Câmara...

CMMC disse...

Caros amigos anónimos, aproximamos-nos da Assembleia Geral da Comissão de Melhoramentos de Malhada e Casais, um dia, ou melhor O DIA mais importante, porque é lá que podem expor as vossas ideias, é o sitio indicado para discutir assuntos de interesse para a Malhada e Casais, e mais importante ainda, é lá que se vê quem está presente e que realmente quer ajudar a Malhada e Casais.

Anónimo disse...

Não sei se vou poder estar presente na na próxima Assembleia Geral, mas apresento aqui uma sugestão para angariar fundos para a CMMC e que consiste no aluguer para férias e fins-de-semana do Apartamento da Casa de Convívio, definindo-se um preço adequado para que todos os associados que não tenham casa na Malhada ou outras pessoas a possam utilizar e ao mesmo tempo proporcionar rendimentos para fazer face às actividades da Comissão.

Um malhadense

Nuno disse...

Dizem que o passado não interessa,mas o passado da Comissão de melhoramentos de Malhada e Casais, bem como o dos seus habitantes a meu ver importa e muito, pois foi com pessoas de inegável valor a todos os níveis que as nossas aldeias saíram do anonimato, pessoas que nos ensinaram o que é ser regionalista,sacrificando a sua vida pessoal em prol de uma causa muitas vezes esquecida, pessoas que já não estão entre nos,merecem uma palavra,um louvor não só pelo que eram, mas principalmente pelo que fizeram..Espero sinceramente honrar todos os que trabalham em prol de uma causa, em prol do Regionalismo.

DIA 6 de OUTUBRO de 2007 escrevi este comentário.....
HOJE, dia 15 de Janeiro de 2010 digo exactamente o mesmo....

Acredito nas pessoas, até prova em contrário.....e Eu Acredito que temos pessoas capazes de assegurar que a Malhada, Carrimá, Quinta de Belide e Foz da Cova não serão esquecidas.

Pessoalmente só aceito a palavra COLECTIVO, sou completamente contra individualismos, e estarei sempre ao lado daqueles que pensam como eu e que abdicam também muitas vezes das suas vidas pessoais em prol da colectividade, e isso quer dizer que se preocupam com a Malhada e Casais.

Um grande bem hajam, e falem comigo, falem com a Direcção, mas por favor saiam do anonimato.

O meu contacto é 967887555, estarei sempre ao dispor.