
Durante os últimos meses foi grande a azáfama vivida pelos membros das colectividades da freguesia do Colmeal durante a organização deste grande evento. Esta comemoração surgiu na sequência de um convite endereçado pelo Concelho Regional da Casa do Concelho de Góis à União Progressiva da Freguesia do Colmeal (UPFC), que generosamente estendeu a convocação às restantes associações da freguesia. Conforme diz o ditado, a União faz a força!
E foram bastantes as pessoas que responderam ao nosso apelo e nos visitaram na Casa do Concelho de Góis em Lisboa, incluindo as que vieram nos dois autocarros que partiram do Colmeal às 8h00.
Agradável manhã na cidade de Lisboa, a que recebeu este 80º aniversário do regionalismo Goiense no Sábado, 31 de Janeiro de 2009
O n. 47 da Rua de Santa Marta foi pequeno para a avalanche de público, que tinha à sua espera um cheirinho das suas vilas e aldeias: queijos, broas, filhós, mel, aguardentes, artesanato, exposição de fotografia e recortes de jornais.Na sessão de abertura contámos com a presença de diversos dirigentes autárquicos e de associações regionalistas: Luís Martins - Pres. Cons. Reg. da Casa do Concelho de Góis, José dos Santos - Pres. da Direcção da Casa do Concelho de Góis, Henrique Brás Mendes - Pres. da J.F. do Colmeal, Lurdes Castanheira - representante da Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra (ADIBER), Helena Moniz - vereadora da C.M. de Góis, Pereira de Carvalho - Pres. da Ass. Municipal de Góis, Lisete Matos - Pres. da Ass. Geral da J.F. do Colmeal e António Domingo Santos - Pres. da U.P.F.C., felicitaram a nossa organização e deram-nos as suas opiniões acerca do momento actual do Regionalismo na nossa região.
Falou-se da desertificação que continua a afectar as nossas aldeias, resultante da emigração de pessoas para as grandes cidades na procura de melhores horizontes e condições de vida, uma causa tão antiga como actual; a necessidade de envolver ainda mais os jovens para que estes possam dar continuidade ao trabalho regionalista das colectividades e porque a sua presença é um estímulo importante à vida nas aldeias; a função actual das associações regionalistas, de preservação e divulgação da identidade e cultura das aldeias beirãs ao invés do carácter edificante de outrora.

Viajando pela Malhada e Casais, uma colecção de imagens acerca das nossas aldeias
Para ver os vídeos das restantes aldeias siga o atalho http://upfc-colmeal-fotos-vistas.blogspot.com/





O grupo, que está actualmente a revitalizar o Rancho Folclórico do Colmeal, conseguiu amealhar algumas centenas de euros resultante da petição feita à plateia para ajudar a equipar os seus elementos



Mostra de artesanato das aldeias da freguesia do Colmeal, uma actividade com um grande potencial económico

Foi desta maneira que a freguesia do Colmeal celebrou este marco do regionalismo Goiense. Agradecemos a todos aqueles que nos visitaram neste histórico 31 de Janeiro de 2009.
Acreditamos que com este evento tenhamos dado o início a um grande trabalho de equipa em prol das nossas povoações. Esperamos por si nos próximos encontros.
Saudações Malhadenses!
2 comentários:
Em meu nome pessoal e em nome da Comissão de Melhoramentos de Malhada e Casais, não posso deixar de dar os meus sinceros Parabéns a todos quantos fizeram acontecer este "Dia da Freguesia do Colmeal", uma organização conjunta das 8 colectividades da Freguesia, algo que já não acontecia há sensivelmente 25 anos.
Uma Palavra a quem já não está, infelizmente, fisicamente presente, mas a presença nas nossas memórias dá-nos força para continuar, uma palavra também a Homens e Mulheres que fazem do "Regionalismo" uma forma de estar na vida, sacrificando muitas vezes as suas vidas pessoais em prol de um bem comum, fazendo jus à palavra "SOLIDARIEDADE", em mais uma prova de que o colectivo é o caminho a seguir, termino dizendo uma verdade muito importante e essencial: "A UNIÃO FAZ A FORÇA", sempre assim foi e sempre assim será. Contem comigo. Bem hajam.Saudações Regionalistas.
A União Progressiva da Freguesia do Colmeal felicita a Comissão de Melhoramentos de Malhada e Casais pelo interesse e empenho que demonstrou desde a primeira hora.
Uma equipa motivada que em conjunto com as restantes colectividades da freguesia levou a bom porto esta grande nau, felizmente sem tormenta.
Provou-se que é possível e também desejável trabalhar em conjunto.
Foi para todos nós, que trabalhámos com afinco, um motivo de grande satisfação, ver as nossas aldeias despovoarem-se para com os seus filhos em Lisboa, mostrar que a Casa do Concelho de Góis é pequena para tantos Colmealenses.
A ajuda da Junta de Freguesia foi determinante pelo contributo dado com o transporte dos nossos conterrâneos até à Casa concelhia.
Todos estamos de parabéns!
Venha já a próxima realização!!!
Enviar um comentário