domingo, 1 de fevereiro de 2009

Góis, 80 anos de Regionalismo


Durante os últimos meses foi grande a azáfama vivida pelos membros das colectividades da freguesia do Colmeal durante a organização deste grande evento. Esta comemoração surgiu na sequência de um convite endereçado pelo Concelho Regional da Casa do Concelho de Góis à União Progressiva da Freguesia do Colmeal (UPFC), que generosamente estendeu a convocação às restantes associações da freguesia. Conforme diz o ditado, a União faz a força!

E foram bastantes as pessoas que responderam ao nosso apelo e nos visitaram na Casa do Concelho de Góis em Lisboa, incluindo as que vieram nos dois autocarros que partiram do Colmeal às 8h00.

Agradável manhã na cidade de Lisboa, a que recebeu este 80º aniversário do regionalismo Goiense no Sábado, 31 de Janeiro de 2009

O n. 47 da Rua de Santa Marta foi pequeno para a avalanche de público, que tinha à sua espera um cheirinho das suas vilas e aldeias: queijos, broas, filhós, mel, aguardentes, artesanato, exposição de fotografia e recortes de jornais.

Na sessão de abertura contámos com a presença de diversos dirigentes autárquicos e de associações regionalistas: Luís Martins - Pres. Cons. Reg. da Casa do Concelho de Góis, José dos Santos - Pres. da Direcção da Casa do Concelho de Góis, Henrique Brás Mendes - Pres. da J.F. do Colmeal, Lurdes Castanheira - representante da Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra (ADIBER), Helena Moniz - vereadora da C.M. de Góis, Pereira de Carvalho - Pres. da Ass. Municipal de Góis, Lisete Matos - Pres. da Ass. Geral da J.F. do Colmeal e António Domingo Santos - Pres. da U.P.F.C., felicitaram a nossa organização e deram-nos as suas opiniões acerca do momento actual do Regionalismo na nossa região.


Falou-se da desertificação que continua a afectar as nossas aldeias, resultante da emigração de pessoas para as grandes cidades na procura de melhores horizontes e condições de vida, uma causa tão antiga como actual; a necessidade de envolver ainda mais os jovens para que estes possam dar continuidade ao trabalho regionalista das colectividades e porque a sua presença é um estímulo importante à vida nas aldeias; a função actual das associações regionalistas, de preservação e divulgação da identidade e cultura das aldeias beirãs ao invés do carácter edificante de outrora.


António Domingos Santos, na apresentação do livro Memorial da U.P.F.C.



Viajando pela Malhada e Casais, uma colecção de imagens acerca das nossas aldeias

Para ver os vídeos das restantes aldeias siga o atalho http://upfc-colmeal-fotos-vistas.blogspot.com/


Maria Lucília e Nuno Santos leram o poema Ser Regionalista, de Fernando Tavares Marques do grupo de teatro Intervalo


Passagem obrigatória pela exposição fotográfica e de artigos de imprensa


Joaquim Pinto explica às petizes como aos 12 anos de idade fotografou a caravana que vinha de Lisboa e atravessava a ponte do Colmeal


Passaram 80 anos desde que a Sociedade de Melhoramentos da Roda Cimeira deu início ao movimento regionalista no concelho de Góis



Actuação da Tocata do Rancho Serra do Ceira.
O grupo, que está actualmente a revitalizar o Rancho Folclórico do Colmeal, conseguiu amealhar algumas centenas de euros resultante da petição feita à plateia para ajudar a equipar os seus elementos



Hora de dançar no salão da casa do concelho de Góis


Jantar volante para confortar os nossos visitantes






Mostra de artesanato das aldeias da freguesia do Colmeal, uma actividade com um grande potencial económico


Baile serrano a encerrar a noite



Foi desta maneira que a freguesia do Colmeal celebrou este marco do regionalismo Goiense. Agradecemos a todos aqueles que nos visitaram neste histórico 31 de Janeiro de 2009.
Acreditamos que com este evento tenhamos dado o início a um grande trabalho de equipa em prol das nossas povoações. Esperamos por si nos próximos encontros.

Saudações Malhadenses!

2 comentários:

Anónimo disse...

Em meu nome pessoal e em nome da Comissão de Melhoramentos de Malhada e Casais, não posso deixar de dar os meus sinceros Parabéns a todos quantos fizeram acontecer este "Dia da Freguesia do Colmeal", uma organização conjunta das 8 colectividades da Freguesia, algo que já não acontecia há sensivelmente 25 anos.
Uma Palavra a quem já não está, infelizmente, fisicamente presente, mas a presença nas nossas memórias dá-nos força para continuar, uma palavra também a Homens e Mulheres que fazem do "Regionalismo" uma forma de estar na vida, sacrificando muitas vezes as suas vidas pessoais em prol de um bem comum, fazendo jus à palavra "SOLIDARIEDADE", em mais uma prova de que o colectivo é o caminho a seguir, termino dizendo uma verdade muito importante e essencial: "A UNIÃO FAZ A FORÇA", sempre assim foi e sempre assim será. Contem comigo. Bem hajam.Saudações Regionalistas.

Anónimo disse...

A União Progressiva da Freguesia do Colmeal felicita a Comissão de Melhoramentos de Malhada e Casais pelo interesse e empenho que demonstrou desde a primeira hora.
Uma equipa motivada que em conjunto com as restantes colectividades da freguesia levou a bom porto esta grande nau, felizmente sem tormenta.
Provou-se que é possível e também desejável trabalhar em conjunto.
Foi para todos nós, que trabalhámos com afinco, um motivo de grande satisfação, ver as nossas aldeias despovoarem-se para com os seus filhos em Lisboa, mostrar que a Casa do Concelho de Góis é pequena para tantos Colmealenses.
A ajuda da Junta de Freguesia foi determinante pelo contributo dado com o transporte dos nossos conterrâneos até à Casa concelhia.
Todos estamos de parabéns!
Venha já a próxima realização!!!