segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

55º Aniversário da CMMC em 80 anos de Regionalismo no Concelho de Góis

Foi ontem que a Comissão de Melhoramentos de Malhada e Casais comemorou mais um aniversário da sua fundação a 25 de Novembro de 1953.

No já tradicional local para esta nossa celebração, o restaurante "Stadium" na Cidade Universitária em Lisboa, tivemos a oportunidade de nos reunir e conviver com pessoas que partilham algo connosco: a alegria que sentimos ao recordar e visitar as nossas aldeias, o empenho que colocamos na sua valorização, o desejo em passar este legado aos jovens.

Este 55º aniversário da CMMC acontece numa época particularmente animada para o movimento regionalista no concelho de Góis, que completa agora 80 anos de existência, os quais serão celebrados num grande encontro a realizar a 31 de Janeiro de 2009 na Casa do Concelho de Góis em Lisboa. Brevemente traremos mais novidades sobre este evento Goiense.




Para nosso contentamento, este ano contámos com a presença de numerosos representantes de organismos e associações da nossa terra que amavelmente nos dedicaram algumas palavras, recompensadoras e motivantes para o trabalho que temos desenvolvido em prol das nossas aldeias.

Henrique Brás Mendes, presidente da Junta de Freguesia do Colmeal, falou-nos dos melhoramentos previstos para a Malhada ao nível do saneamento e das acessibilidades no interior da aldeia. Foi feita ainda referência à disponibilidade da JF Colmeal em providenciar transporte gratuito para os seus habitantes, de modo a estarem presentes no dia 31 de Janeiro de 2009 nos 80 anos de regionalismo no concelho de Góis a decorrer em Lisboa.

Em representação da Casa do Concelho de Góis, Henrique Miguel Mendes referiu-se ao papel dos jovens no futuro do regionalismo e também aos 80 anos do movimento no nosso concelho.

António Domingos dos Santos, presidente da União Progressiva da Freguesia do Colmeal, lembrou as pessoas da Malhada e Casais como uma «povoação irrequieta», pela sua vontade de avançar e desenvolver as suas aldeias. O nosso ilustre convidado falou-nos também da formação de um Rancho Folclórico do concelho de Góis que previsivelmente, fará a sua apresentação em Junho de 2009. Numa nota final, lembrou os presentes para a necessidade de apresentarem e disponibilizarem qualquer tipo de objectos alusivos aos 80 anos de regionalismo Goiense, para que estes possam ser expostos a 31 de Janeiro de 2009 em Lisboa. São muitas as relíquias conservadas por particulares ao longos dos anos, as quais ao se manterem afastadas do público, ocultam parte importante da nossa história. Se possui fotografias, documentos e outros objectos, faça o seu esforço para que estes sejam vistos e partilhados!

Na sua intervenção, António Duarte em representação do Soito, comentou o papel do regionalismo actual caracterizado principalmente pela mostra cultural, face ao regionalismo das décadas anteriores fortemente motivado para a concretização de melhorias nas aldeias, o qual se espera que seja da responsabilidade das autarquias.

Manuel Duarte de Almeida, da Aldeia Velha, referiu-se à sua ligação familiar com o Soito, Malhada e Foz-da-Cova, reforçando a ideia da união que deve existir entre as nossas aldeias, uma ideia também defendida por Paulo Casquinha em representação de Ádela.

...

Do convívio importa ainda lembrar a missa celebrada em memória dos sócios da CMMC já falecidos, o tradicional e animado leilão de ofertas, e o bolo de aniversário e espumante a encerrar este agradável dia de cultura Beirã.

Visite-nos regularmente e em breve falaremos mais acerca do grande encontro regionalista do concelho de Góis, a realizar a 31 de Janeiro de 2009 na Casa do Concelho de Góis em Lisboa.

Saudações Malhadenses!

Sem comentários: